O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PPGEI) é constituído por Mestrado Profissional, criado em 2012 e reconhecido pela CAPES, faz parte do conjunto de programas vinculados ao Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará.

Como uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu, o Mestrado Profissional é voltado para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.

O PPGEI tem por objetivo oferecer formação em ciência e tecnologia, visando à utilização desses conhecimentos para o setor industrial, pesquisa e docência, ou seja, promover o desenvolvimento socioeconômico da região Norte do Brasil por meio do aperfeiçoamento científico-tecnológico e profissional voltados para as necessidades particulares de empresas públicas e privadas, melhorando, assim, o processo produtivo de naturezas diversas.

O mestrado já titulou 43 mestres em Engenharia Industrial, com turmas formadas em Manaus, Belém e Marabá.

Atualmente, o PPGEI está sob coordenação dos professores José Maria do Vale Quaresma e Carmen Gilda Barroso Tavares Dias. Conta com a colaboração de docentes da UFPA e do IFPA e possui 60 alunos ativos.