O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PPGEI), do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou um seminário em que foram apresentados trabalhos sobre defeitos nos trilhos ferroviários. A programação faz parte do projeto Cátedra Roda Trilho, que no Pará é desenvolvido em parceria com a empresa Vale, sob a gerência administrativa da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).

O evento foi realizado no dia 25 de janeiro, no PPGITEC, campus Guamá/UFPA. Pela manhã, foram apresentados dois trabalhos. Um deles foi o Estudo do Defeito em Trilho – Head Check. Outro foi o Caracterização Tribológica de Squat em Trilhos.

Apoio FADESP: PPGEI/ITEC da UFPA promove o I Ciclo de Palestras entre equipe do Roda Trilho e Vale.

À tarde, foram apresentados o "Estudo do Defeito em Trilho-Spalling" e o "Desenvolvimento de Instrumentação na Caracterização de Defeitos em Trilhos para Predição de Falhas". A pesquisa busca identificar as causas do defeito a partir de experimentos realizados em campo e em laboratório.

Em seguida, os representantes da EFC/VALE apresentaram e discutiram os defeitos mais comuns na via permanente da ferrovia de Carajás atrelando os estudos expostos nas apresentações da equipe do PPGEI.

Os experimentos apontam a profundidade, as alterações das trincas identificadas em trilhos e a possibilidade delas terem um padrão. A partir das análises, é possível sugerir os fatores que influenciam as alterações e as soluções tecnológicas para o problema.

Integrante da equipe do Roda Trilhos na UFPA expõe estudo realizado sobre defeito no trilho.

Essas análises e descobertas são incentivadas pelo Cátedra Roda Trilhos, projeto financiado pela Vale para que uma rede nacional de pesquisa se aprofunde nas questões que podem melhorar a logística da produção mineral a partir da segurança de veículos e durabilidade das ferrovias, por exemplo.

O Roda Trilhos reúne a UFPA e outras instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, 15 projetos estão em desenvolvimento pelas seis instituições participantes.

"A Vale fomenta pesquisas que podem melhorar nossos processos. O Roda Trilhos tenta aproximar os processos de manutenção ferroviária com o meio acadêmico. Precisamos que o mundo acadêmico aprenda a identificar de forma mais rápida e diferenciada os problemas", explica a supervisora de confiabilidade da estrada de ferro Carajás/Vale, Michelle Fiquene.

Michelle e o engenheiro de confiabilidade da estrada de ferro Carajás/Vale, Éric Pretti, participaram do seminário realizado pelo PPGEI. Ela revelou que a intenção da Vale é reunir as descobertas em um manual de defeitos dos trilhos.

Participantes posam após visita a instalações novas da UFPA na área de engenharia.

Doutor em Engenharia Mecânica e professor da UFPA, o coordenador do PPGEI, José Maria Quaresma, explica que o seminário é um momento importante para a aproximação entre a equipe do projeto e a Vale. É um espaço em que os pesquisadores mostram seus trabalhos e a empresa, a sua demanda.

O professor revelou que, em outro momento, a equipe de pesquisadores deverá fazer estudos in loco nas instalações da Vale, em Carajás. Revelou também que o curso de mestrado profissionalizante em Engenharia Industrial está sendo agregado ao projeto.

Texto e fotos: Portal FADESP